top of page
  • Foto do escritorícaro Fernandes

O que é RPG?

O role-playing game é um gênero de jogo onde o jogador irá interpretar um personagem e depois de assumir o seu personagem ele vai trilhar uma aventura em uma narrativa.



A mediação da aventura vai se ter pelo mestre que é outro jogador que tem como papel mediar e mestrar a narrativa na historia para os jogadores que estão interpretando os personagens.


Os elementos principais dentro do RPG são a interpretação, as regras e a narrativa.



Principais pontos jogar RPG:


Regras: Dentro do gênero pode ser encontrado diversas opções de regras que são sistemas para auxiliar a jogatina, não deixando tudo para a imaginação, alguns dos sistemas são bem famosos como o D&D mas nada impede os jogadores adaptar ou criar um sistema novo.


Narrativa: algumas das narrativas assim como as regras também ja possuem algumas ja no mercado, presente em livros como o Tormenta, mas pode ser criado também, dentro da narrativa vai ter um mundo e cenários onde a aventura irá acontecer, então uma boa narrativa vai deixar o jogo mais profundo e imersivo para os jogadores.


Jogador: os jogadores criarão uma ficha com atributos e características, além de raça e classe do personagem essa ficha vai apresentar todos status do personagem como pontos de vida e ações também. e com a rolagem de dados o jogador vai conseguir seus sucessos e fracassos durante ações na sua jogatina.


Mestre: o mestre vai mediar a narrativa, descrevendo para os jogadores os cenários, inimigos, tudo que esta acontecendo além de gerenciar as ações dos monstros e inimigos com rolagem de dados que os jogadores não poderão ver as rolagens de dados do mestre.

O rolar dos dados vai ditar o sucesso e fracasso de diversas ações dos jogadores, como ataques, teste de força ou de intelecto, a rolagem dos dados deixam o jogo muito dinâmico, porém com um teor de sorte aos envolvidos.


RPG Board Game: esse é o RPG tradicional, que se usa dados, tabuleiros e a ficha, é muito mais imaginativo e com mais liberdade para os jogadores, onde ações e a história não são predeterminadas.

Exemplos: The Witcher e Dungeons & Dragons.



RPG Digital: diferente do RPG tradicional, são jogos em mídia digital, possuem historia fixa, porém mantém muitos elementos do RPG, como MMORPG por exemplo é uma vertente do RPG porém deixa o jogador mais livre dentro do universo do jogo e possui contato com outros jogadores online.

exemplo: Final Fantasy, Baldur's Gate, Chrono trigger e World of Warcraft.





.



Comments


bottom of page