Acesso antecipado Alpha ou Beta: a faca de dois gumes
O acesso antecipado é bastante comum na indústria de jogos e podem trazer benefícios e também pode ocorrer problemas.
Os desenvolvedores disponibilizam para um público limitado e isso pode trazer diversos benefícios, como receber feedback dos jogadores e fazer o jogador sentir um pouco da experiência do jogo quando for lançado. No entanto, na minha visão, o público não está acostumado a usufruir de modo a avaliar apenas como algo em construção e que pode e vai melhorar. Os jogadores estão acostumados a jogarem jogos completos, não jogos incompletos. Por isso, na minha visão, tem muito mais lado negativo que positivo em um acesso antecipado. Porém, quando o jogo já está bem construído e polido, como por exemplo, o Diablo IV que abriu o acesso antecipado, porém sofreu diversas críticas voltadas ao balanceamento, conseguindo este feedback, a equipe conseguiu melhorar o jogo e vai lançar melhor que no acesso antecipado. e após o lançamento teve diversos outros problemas dentro do jogo. Deve haver um cuidado significativo para que as experiências ruins não sejam tão grandes e façam com que diversos jogadores que tinham interesse percam o interesse.
Muitas vezes o acesso antecipado apenas serve para mostrar que o jogo não irá atender as expectativas e os jogadores irão se sentir enganados.
Outro problema também é que o jogo pode mudar drasticamente a partir de um Alpha ou Beta, e a experiência pode ser frustrante para jogadores que se acostumaram com algumas mecânicas do acesso antecipado. Então, evitar essa possibilidade é o melhor caminho no desenvolvimento de um jogo.
Deste modo, pensar nas consequências é a melhor forma de se pensar antes de lançar um acesso antecipado e abrir o acesso antecipado com o desenvolvimento já nas fases finais e mais polido. Por mais que a equipe queira ser bem aberta com a comunidade, evitar fazer o jogador experienciar bugs e problemas é sempre a escolha certa.
Comments