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  • Foto do escritorícaro Fernandes

Como criar interações entre jogadores no mundo digital?

Em um mundo digital habitado por jogadores, a interação entre eles é inevitável e essencial, especialmente em MMORPGs. Assim como no mundo real, onde interações sociais são constantes, os jogadores também buscam se conectar no mundo virtual. Neste cenário, é crucial que as interações estejam alinhadas com a proposta lúdica do jogo, e é aí que o game designer desempenha um papel fundamental. Ele deve criar e equilibrar as interações, garantindo que não ultrapassem a linha entre o engajamento desejado e a pressão sobre o jogador.


Muitas interações entre jogadores ocorrem naturalmente no mundo digital, principalmente quando há motivos para isso, como economia, dungeons, hunts, world bosses, spots de monstros, coleta de recursos, entrega de tradepacks, caravanas, e atividades marítimas. Estes são alguns exemplos de mecânicas que naturalmente favorecem a interação entre jogadores, seja na formação de grupos, conflitos por recursos, PVP ou PK para roubar recursos em transporte.


Entretanto, quando se trata de criar interações menos orgânicas, como conteúdos que exigem grupos sem ferramentas adequadas para formação destes, a atenção deve ser redobrada. Por exemplo, se um jogo exige atividades em grupo, mas não oferece uma forma fácil de criar grupos, muitos jogadores podem evitar o conteúdo por não terem amigos ou por não quererem interagir com estranhos. É importante, portanto, oferecer ferramentas que facilitem a formação de grupos, permitindo aos jogadores escolherem com quem jogar e criarem vínculos mais estáveis.


No caso de criar interações de PVP com sistema de PK, é crucial oferecer motivos para os jogadores se envolverem nesse tipo de atividade, assim como estabelecer punições para quem agir fora da lei. Por exemplo, ao se tornar um jogador "fora da lei", ele pode ser alvo de uma caçada, ser impedido de entrar em cidades, perder acesso a teleportes e só poder vender recursos obtidos em PVP no mercado negro. Além disso, é importante oferecer incentivos sutis para se tornar um fora da lei, como disputar um spot de recursos, roubar tradepacks (que serão vendidos mais baratos no mercado negro) e redução progressiva das taxas no mercado negro de acordo com o score de PK.


Em resumo, é interessante criar incentivos para as interações entre jogadores, mas sem fazer com que se sintam obrigados a ter interações indesejadas. As interações devem ser vistas como escolhas naturais e inconscientes dos próprios jogadores, tornando a experiência mais envolvente e divertida para todos.



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