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  • Foto do escritorícaro Fernandes

Ferramentas para Game Designers

Existem diversas ferramentas que auxiliam na criação e no projeto de jogos, abaixo alguns deles.


As ferramentas Miro, Trello, Twine e Milanote desempenham papéis importantes no processo de criar e projetar um jogo, permite que organize suas ideias, colaborem com a equipe e visualizem o fluxo e a estrutura do projeto. Cada uma dessas ferramentas oferece recursos distintos que podem ser aproveitados pelos game designers para aprimorar o desenvolvimento de um jogo.


Miro: Permite a criação de quadros virtuais e a colaboração em tempo real. Os game designers podem aproveitar o Miro para criar mapas mentais, fluxogramas e diagramas que ajudam a visualizar a mecânica do jogo, os níveis, os personagens e outros elementos importantes. Com a capacidade de compartilhar e colaborar com a equipe de desenvolvimento, o Miro se torna uma ferramenta importante para manter todos alinhados e garantir que todos estejam na mesma página durante o processo de design.

Miro



Trello: É uma ferramenta de gerenciamento de projetos baseada em quadros. Ele permite que os game designers organizem suas tarefas, ideias e recursos em listas e cartões interativos. Os designers podem criar colunas para representar diferentes estágios do desenvolvimento do jogo, como planejamento, design, arte, programação e testes. Cada tarefa pode ser detalhada em um cartão, com descrições, prazos, anexos e etiquetas para categorização. Isso torna mais fácil para a equipe de desenvolvimento acompanhar o progresso do jogo, atribuir tarefas e colaborar de forma eficiente.

Trello



Twine: É uma ferramenta específica para a criação de histórias interativas e narrativas ramificadas. Os game designers podem usar o Twine para projetar o enredo e a estrutura do jogo, criando uma experiência envolvente para os jogadores. Ele permite que os designers criem nós, que são as diferentes partes da história, e conectem esses nós por meio de escolhas e ramificações. Com o Twine, é possível criar protótipos de jogos de forma rápida e iterativa, testando diferentes caminhos narrativos e ajustando-os de acordo com o feedback recebido.

Twine



Milanote: É a que atualmente mais utilizo, possui plataforma de organização visual que permite criar painéis de colaboração nos quais você pode adicionar notas, imagens, links e outros elementos para representar suas ideias e inspirações; Com o Milanote, os game designers podem criar um painel dedicado ao design do jogo, onde podem reunir referências visuais, conceitos de arte, esboços de personagens, paletas de cores e qualquer outra inspiração relevante. Isso ajuda a estabelecer a direção artística e visual do jogo, fornecendo uma referência visual centralizada para a equipe. Você pode compartilhar seus painéis com colegas de equipe, permitindo que eles visualizem, comentem e contribuam para as ideias e o design do jogo. Isso facilita a comunicação e a colaboração, especialmente quando a equipe está trabalhando remotamente ou em diferentes fusos horários. Possui grande variedade de personalização e também layouts ja feitos que você pode personalizar como quiser.

Milanote





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