top of page
  • Foto do escritorícaro Fernandes

Elementos que deixam um MMORPG próximo do sucesso

Levando em consideração que você ja conhece o gênero ou me conhece. vou apontar não todos, mas alguns pontos principais para construção de um MMORPG.


É notável no mercado de MMORPG diversos erros relacionados a administração do jogo, o que eu quero dizer é que um MMORPG precisa de uma atenção enorme de forma administrativa, você precisa manter a equipe, criar conteúdos, solucionar problemas e fazer o jogo continuar sendo divertido e imersivo ao longo do tempo. O MMORPG é um gênero onde o jogo vai além do lançamento, então não adianta você lançar uma obra prima se você não tem intenção de mantê-la.


Um jogador que busca um MMORPG ele busca um jogo com um mundo muito rico, com bastante exploração, progressão, imersão, arte que o agrade, interações e mecânicas que o prenda na gameplay.


Existem diversas maneiras de criar um jogo, você pode misturar diversos conceitos e criar um jogo, você pode criar uma mecânica nova que ninguém experenciou e isso pode ser o ponto principal do jogo que vai atrair e manter os jogadores; porém até esses jogos executam conceitos principais que por exemplo não fogem do gênero, neste sentido vou listar diversos pontos que devem ser levados em consideração na criação de um MMORPG.



Pontos principais:



  • Jogabilidade: Um MMORPG deve oferecer uma jogabilidade divertida, interessante e com teor de ação, trazendo empolgação para o jogador, é um dos motivos que a mecânica "action" está crescendo exponencialmente ao longo desses anos e a mecânica de target esta perdendo mercado, por ser uma jogabilidade muito mais travada, com menor teor de ação onde o jogador não sente aplicabilidade de habilidade do próprio jogador e está surgindo a mecânica hibrida que é uma mistura entre os dois buscando o publico de ambas as mecânicas, é muito importante você saber qual das mecânicas de combate você vai aderir no seu jogo.

  • Personalização: No meu ponto de vista é imprescindível que exista uma complexidade seja na criação do personagem ou na construção de build, ter uma skilltree com diversas opções leva ao jogador criar o seu próprio estilo, fora diversos equipamentos, classes e habilidades que irão deixar ainda mais o MMORPG com aspectos de liberdade; E entrando mais pra área de UX é muito interessante incluir várias coisas que possam ser personalizadas pelo jogador, seja a interface, o personagem, equipamentos, inventario e mapa por exemplo tornando a experiência única para cada jogador.

  • Progressão: O sistema de progressão deve ser bem elaborado pois a progressão de um MMORPG quer que o jogador se sinta motivado a progredir e não prender o jogador, um bom jeito de entregar o sentimento de progressão ao jogador é entregando essa progressão de forma visível e sentida no combate. Você pode aderir pontos de habilidades para construção da skilltree. pontos de atributos, pontos de experiência e upgrade de equipamentos. E também no craft e coleta a progressão será feita de modo que o jogador quanto mais exerce aquele trabalho mais proficiente ele se torna e capaz de criar e coletar itens de maior nível.

  • Audiovisual: O áudio e a arte visual são fundamentais em jogo que possui um mundo digital, um MMORPG deve oferecer uma experiência completa de um mundo medieval ou de fantasia, criar uma experiência imersiva e agradável é um ponto fortissimo a se acertar em um MMORPG, os jogadores esperam um mundo com ums estética bem definida e polida, ele espera sentir a atmosfera do jogo com sons bem construídos, assim com no cinema o áudio tem um papel importantíssimo em transmitir sentimento e atmosfera, o visual vai despertar o prazer visual e prender a atenção do jogador, um MMORPG que tem uma construção audiovisual bem feita vai entregar efeitos sonoros e visuais belíssimos para os jogadores e não só construir arte e sons para serem apreciados mas também que façam sentido que tenham contexto no mundo virtual.

  • Conteúdo: Se você conhece o gênero MMORPG você deve saber que os jogadores deste gênero são muito dedicados e engajados; Os conteúdos de um MMORPG é responsável por manter e fazer jogadores voltarem a jogar o jogo; O conteúdo pode incluir novas áreas para explorar, missões, eventos especiais, classes, equipamentos e outras características que expandem e enriquecem a experiência de jogo. Este ponto está diretamente relacionado a pós produção, diversos MMORPG's falham em manter uma construção de conteúdos com inovação e manter o jogo atual.

  • Comunidade: A comunidade e interação social são cruciais em um MMORPG, pois esses jogos são projetados para serem jogados com outras pessoas e construir relações sociais é uma das principais motivações para muitos jogadores. A diversidade da comunidade pode incluir jogadores de diferentes idades, origens e países. A interação social proporciona aos jogadores uma sensação de pertencimento e identidade dentro do jogo, permitindo que formem guildas ou clãs, trabalhem em conjunto, compartilhem recursos e influenciem no mercado criando uma sensação de comunidade e conexão. ( é muito interessante a criação de uma plataforma in-game como uma rede social para os jogadores se relacionarem, conectarem e compartilhar experiencias dentro do mundo digital).

  • Mundo: Este é o coração de um MMORPG pois é o onde o jogador vai estar, o mundo digital vai proporcionar todas as experiencias de exploração de universo e atmosfera. A interação do jogador com o mundo é essencial, precisa ser vasto, rico e além de tudo coeso, o game designer deve trabalhar duro para que o jogador sempre tenha a centelha da descoberta acesa, o mundo precisa comunicar com o jogador que há diversas possibilidades, diversos caminhos, várias história, missões, aventuras, spot de recursos, cavernas, dungeons, rotas marítimas, ilhas, montanhas, monstros escondidos e paisagens. Quanto mais histórias, lendas até religiosidades você integra no mundo, mas rico ele se torna.

  • Interação: Bom eu sei o que você está pensando, mas porque eu não ja inclui no "comunidade"? bom as interações que quero abordar aqui são interações do jogador com o mundo, um MMORPG possui diversos jogadores jogando mutualmente e explorando o mundo em tempo real, neste sentido é muito interessante as ações dos jogadores influenciarem no mundo e para outros jogadores de alguma forma, seja como sumir um recurso depois de coletado ou a flutuação de preços no mercado, essas interações deixam o mundo muito mais imersivo e torna o mundo mais vivo e dinâmico, por isso é muito importante incluir diversas formas dos jogadores interagir com o mundo e com outros jogadores.

  • Monetização: Há diversas formas de monetizar um jogo, você pode usar a forma de uma compra única, assinatura, você pode usar o free-to-play e monetizar dentro do jogo com consumíveis, aparências, micro transações, alguns jogos utilizam do p2f ou p2w, minha visão sobre um MMORPG é que tudo deve ser conquistado dentro do jogo e não com influência do mundo real. No meu ponto de vista a utilização de monetização ideal dentro de um MMORPG é com bens apenas visuais e também pode ser adicionado uma forma pequena de assinatura para quem quer experenciar de outras mecânicas dentro do jogo como guardar arranjos de builds, configurações de UI, personalização da UI, poder utilizar um aplicativo no celular que irá notifica-lo sobre diversas coisas dentro do jogo, então da pra explorar várias formas de monetização dentro de um MMORPG, na minha opinião ela deve ser de uma forma sutil e que ofereça algum recurso estético ou algum tipo de engajamento no mundo real e não dando poder a quem tem mais no mundo real.


Este post foi muito interessante de ser feito por poder colocar aqui algumas das minhas opiniões e é claro a minha opinião não é absoluta, eu tentei não me aprofundar tanto e criarei outros post com assuntos mais aprofundados.






Comments


bottom of page