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  • Foto do escritorícaro Fernandes

Exemplos de conceitos muito interessantes em MMORPG


O gênero MMORPG possui diversos pontos que se diferenciam dos outros gêneros e vou listar aqui alguns pontos com sistemas muito importantes para o gênero.


Economia:


Os jogos geram um sistema econômico complexo e dinâmico, esse dinamismo vai ser criado pelos próprios jogadores que vão aquecer o mercado e os preços irão flutuar junto com a oferta e demanda, desse jeito os jogadores participam ativamente da economia vendendo ou comprando equipamentos, itens de missão, pets ou até serviços. Além de poderem produzir items, coletar e dropar materiais e itens que podem ser comercializados dentro do jogo.


Você pode ler mais profundamente sobre Economia voltada para MMORPG em meu outro post ().



Sistema de build:


É um sistema muito importante dentro do MMORPG porque permite o jogador personalizar e otimizar seu personagem de acordo com suas preferências e estilo de jogo. Geralmente é incluído uma variedade de escolhas seja por equipamento, status, talentos, passivas ou habilidades de forma que o jogador poderá construir arquétipos com pontos positivos e negativos que podem desempenhar papéis diferentes, seja para causar mais dano ou aguentar mais dano por exemplo, dessa forma gerando diversas probabilidades e mudando bastante a gameplay.


Você pode ler mais profundamente sobre criação de Build voltada para MMORPG em meu outro post ().



O conceito de liberdade:


A sensação de liberdade sentida pelo jogador quando está jogando um MMORPG é devido à possibilidade de escolha e personalização de personagens, bem como a variedade de atividades e missões disponíveis. Os jogadores podem escolher suas próprias rotas e estratégias para completar missões, participar ativamente da economia do jogo e também podem interagir com outros jogadores de forma livre e espontânea. Isso cria uma sensação de liberdade e imersão no jogo. Além disso, é possível sentir a liberdade de se comunicar com outros jogadores, seja de forma cooperativa ou competitiva, e de explorar um mundo virtual vasto e cheio de possibilidades.


Você pode ler mais profundamente sobre O conceito de liberdade voltada para MMORPG em meu outro post ().



Sensação do jogo não ter um fim:


A sensação de que o jogo não tem um fim é muito importante pois o jogador não está jogando um jogo com um personagem que possui uma história e que seja linear, o personagem participar de um universo que possui sua história, desta forma o jogador ele está construindo sua própria historia e participando da história do universo que é apresentado no MMORPG, e como um MMORPG ele está sempre passando por expansões o jogador sempre terá coisas novas para descobrir, sentir e participar dentro do universo.



Mecânica:


A mecânica dentro do MMORPG pode ser de diversas maneiras é claro determina muito o estilo de gameplay, citando dois jogos bem destintos como Dofus que possui uma mecânica mais tática usando turnos porém com o sistema de builds com rica variações, torna a gameplay ainda mais tático e estratégico e difere bastante de Black Desert online que possui um combate action e muito mais frenético, com sistema de build não tão rico mas com mecânicas de combos de habilidades; Mecânicas muito diferentes mas que funcionam muito bem na proposta de seu jogo e com propostas diferentes se tem experiencias diferentes.





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