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  • Foto do escritorícaro Fernandes

Digital World Design #1

Irei iniciar este post jogando um pouco de diversos assuntos dentro da criação de um mundo digital e nos próximos irei focar em um assunto só, boa leitura!


A construção de um mundo digital para jogos requer uma abordagem cuidadosa. Primeiramente, é importante questionar se esse mundo realmente deve existir. Criar um mundo apenas para inserir um personagem pode não ser uma razão válida, mas criar um personagem para um mundo faz sentido. O mundo digital é como um mecanismo, uma rede de mecânicas que se combinam para formar um todo. O personagem é uma das engrenagens desse mecanismo, mas não é o próprio mecanismo em si.


Um mundo digital é sustentado por diversos pilares, como mecânicas básicas que servem como base para sua existência. É necessário responder algumas perguntas fundamentais: como o mundo foi gerado? Ele possui leis físicas? É possível criar histórias paralelas no mundo ou apenas a história do personagem principal? Qual é o tamanho necessário para o mundo digital? Será que ele precisa ser tão vasto?


Ao responder essas perguntas, percebe-se que talvez o mundo não precise ser tão grande assim. A extensão de um mundo digital está relacionada à complexidade do jogo a ser criado. No caso de MMORPGs, a criação de um mundo digital é ainda mais complexa.


Ao criar um mundo digital para um MMORPG, é preciso considerar diversos aspectos. Em primeiro lugar, o mundo digital deve ser uma representação do mundo real, com semelhanças nas interações sociais, na economia, nas leis da física e até mesmo na política. O mundo precisa ser vivo, com múltiplas coisas acontecendo em diferentes lugares simultaneamente.


Na minha opinião, um mundo digital de um MMORPG deve ser rico em histórias. É possível criar desde a formação do mundo, como uma história sobre deuses que o criaram, até a explicação da existência de criaturas malignas. Introduzir heróis e exploradores no mundo do jogo e criar representações de deuses ou lendas também enriquece a experiência do jogador, fazendo com que ele se sinta parte de um mundo com diversas histórias, um mundo que existia muito antes de ele começar a jogar.


Um aspecto interessante que raramente é explorado é a mudança nas histórias ao longo do tempo. As histórias não são contadas sempre da mesma maneira, pois há uma teoria de que elas se alteram. Quando uma pessoa conta uma história, ela pode modificá-la de acordo com sua própria percepção. Isso significa que as histórias envelhecem e fragmentos podem se perder, além de poderem ser alteradas dependendo de quem as conta. Essa dinâmica pode ser aplicada ao mundo digital, permitindo que o jogador tenha uma perspectiva imersiva sobre como a história pode mudar conforme ele interage com NPCs em diferentes regiões. Isso aprofundaria a exploração histórica do jogador no mundo.


O mundo digital também possibilita a criação de diversas regiões distintas, como desertos ou áreas cobertas de neve. Esse tipo de design de níveis permite o surgimento de novas histórias relacionadas a cada região, com criaturas típicas e experiências diferentes em comparação a outras partes do mundo. É essencial inserir mecânicas variadas no mundo, mas cada uma delas deve ser cuidadosamente pensada para contribuir positivamente para o jogo.


Para ser breve vou dividir este assunto em vários capítulos em que vou falando sobre criação de mundo digital para jogos, MMORPG e interações dentro do mundo; nos vemos no proximo capítulo até logo!

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