top of page
  • Foto do escritorícaro Fernandes

O que é Level Design?

O Level design ou também conhecido como Environment design, é a área que projeta, cria e organiza o cenário e não necessariamente vai criar as artes dos assets.


É de sua função elaborar a forma da fase, obstáculos, paisagens, estradas, castelos, rios, lagos, mar, atmosfera e imersão dentro do jogo, visando a progressão e todo o caminho que o jogador irá percorrer.




O level design deve-se ser bem pensado pois irá influenciar em toda experiência do jogador tal como a diversão, dificuldade e imersão será influenciado pelo level design.



É muito interessante e importante criar protótipos pois você irá conseguir ter uma visão e ter a ideia de experiencia a partir do protótipo, além de conseguir ter uma visão objetiva da fase, de forma que na criação final não irá ter lugares que por exemplo o jogador vai percorrer em vão e aquele lugar está ali só por estar, de forma que o jogador irá explorar e não ter nada a ser explorado apenas tempo jogado fora um lugar vazio, então pensar no fator exploratório é bastante importante.




O Flow é muito importante na criação de leveis, fazer o jogador se sentir imerso dentro do jogo, despertar o explorador dentro do jogador e sempre estar captando atenção do jogador para pontos de interesse.



A paisagem deve ser construída com muita atenção, um caminho que leva a nada não faz sentido, então é preciso muita atenção na criação do enviroment em todo tipo de jogo e levando um pouco mais para jogos de mundo aberto, é muito importante se considerar a atmosfera do lugar, ter pontos de apreciação de paisagens e da arte do jogo é muito interessante, o animador Hayao Miyazaki faz muito isso em sua animações, momentos que é chamado de Ma "vazio" é um espaço, tempo ou pausa e o Hayao Miyazaki incorpora isso em suas animações de forma magnifica levando a atenção do espectador para a apreciação, então considerar fator de apreciação é muto interessante pois torna o jogo muito mais artistico, interessante e imersivo.

Comments


bottom of page