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  • Foto do escritorícaro Fernandes

Os pilares de um MMORPG

Na construção de um MMORPG, existem pontos essenciais que chamo de pilares, os quais sustentarão o jogo. Esses pilares possuem diferentes formas e conceitos que influenciarão o jogo de maneiras distintas. Portanto, ao pensar em um projeto de MMORPG, é necessário começar pelos pilares, pois são eles que sustentarão e darão forma ao conceito principal.


Os pilares se comunicam entre si e cada um deles possui formas específicas, embora tenham o mesmo objetivo e precisem ser homogêneos entre si para que o jogo possua equilíbrio. Muitas pessoas pensam que a mecânica de combate, por exemplo, é o fator principal para o sucesso de um MMORPG. No entanto, é difícil encontrar no mercado um MMORPG no qual apenas o combate seja o que o torna um jogo de sucesso. Cada pilar possui sua importância e impacta de diferentes formas, estando presente em todos os momentos do jogo. Qualquer um dos pilares afeta os outros, portanto, é importante que haja equilíbrio entre eles.


Os pilares são:


  • Mecânica de combate: qual mecânica de combate será usada para PVE e PVP? Turn-based? Tab-target? Action? Híbrido? A mecânica de um MMORPG estará presente em todos os momentos do jogo, e cada tipo de combate influencia o jogo de maneiras diferentes. Por exemplo, um jogo por turnos como Dofus não possui um combate frenético como um jogo de ação, como o Black Desert. No entanto, Dofus é mais tático e estratégico, exigindo que o jogador pense bastante em suas ações e nas consequências delas.


  • Design do mundo digital: como o mundo será construído? Qual será sua forma? Como ele surgiu? Como o jogador interage com o mundo? Qual é o papel do jogador nesse mundo? A construção do mundo dentro do jogo é muito importante e envolve aspectos visuais, sonoros e até mesmo de imersão. É possível criar um mundo em 3D ou 2D, com trocas de mapas ou aberto, com diferentes regiões que podem alterar aspectos do jogo, oferecendo escolhas de caminhos que levam ao mesmo ponto ou um mesmo caminho que leva a diferentes pontos. Esse pilar visa tornar o mundo rico e permitir que o jogador crie seu próprio caminho. A dimensão do jogo é proporcional à complexidade do projeto, embora possam existir exceções devido a ênfase na dimensão ou na velocidade com que o jogador consome conteúdo e fatores relacionados aos jogadores frequentarem certas regiões.


  • Interações: como os jogadores interagem entre si? Como interagem com monstros, NPCs, grupos, guildas, economia e quais os impactos dessas interações? O jogador estará constantemente interagindo com o mundo, seja coletando recursos ou derrotando monstros. As interações devem ser bem planejadas para que o jogador se envolva com o mundo, outros jogadores e a interface. Tais interações podem mudar o estilo de jogo, e um MMORPG pode ter poucas ou muitas interações. Boas interações têm um impacto significativo em todo o jogo.


  • Aspectos audiovisuais: quais elementos visuais serão escolhidos para o jogo? Quais efeitos sonoros as habilidades, monstros e ambiente terão? Os aspectos audiovisuais estão diretamente relacionados aos sentidos mais fortes do ser humano e são essenciais para que os jogadores se sintam imersos. Por meio de elementos audiovisuais, é possível transmitir emoções, contar histórias e transmitir mensagens de maneira poderosa, tornando o jogo atraente e envolvente.


  • Progressão: dificuldade, níveis, melhorias, builds, jogador versus conteúdo. De que forma o jogador evoluirá dentro do jogo? Como os equipamentos evoluem? Existe a possibilidade de aprimorar um mesmo equipamento ou é necessário adquirir um mais poderoso? O jogador ganha pontos para usar em sua árvore de habilidades? A progressão tem um impacto direto na experiência do jogador e em como ele progride no mundo do jogo, seja através do aumento de níveis, do uso de equipamentos mais poderosos ou da aquisição de novas habilidades. A progressão também influencia a economia, a distribuição dos jogadores dentro do jogo, a forma como o jogador consome os conteúdos e a sensação de liberdade para realizar diferentes ações no mundo.


  • Economia: taxa de obtenção de itens, criação, mercado, missões e coleta estão diretamente relacionados à economia do jogo. A forma como o jogo insere a economia, como ela é estimulada, a oferta e a demanda, bem como as taxas do mercado, são elementos naturais de existir. Um exemplo de MMORPG com uma economia dinâmica e aquecida é o Albion Online, cuja economia é impulsionada pela coleta, criação, mercado negro e pela mecânica de perda total de itens. A economia possui diversos aspectos que podem ser atribuídos a um MMORPG. Escolher a melhor forma de economia, alinhada com todos os aspectos do jogo, é essencial para adotar uma economia sustentável e de livre mercado em um MMORPG.


  • Administração: como a empresa administrará o jogo, seja em relação à monetização ou à introdução de novos conteúdos. Um MMORPG é um jogo persistente que está em constante desenvolvimento, com a adição de novos conteúdos, balanceamentos, novas mecânicas, classes e monstros. A equipe está sempre desenvolvendo novidades para o jogo e fazendo correções. Um MMORPG requer muita atenção por parte da equipe em relação ao jogo e à comunidade. É necessário uma gestão impecável e saudável para manter o jogo divertido e evitar o uso de recursos de "pay-to-win", por exemplo. Uma boa abordagem para isso é inovar na monetização.


E esses pilares moldam o jogo com suas próprias características, por isso podemos ver um jogo tab-target porém toda a construção desse combate e dos outros pilares vão mudar totalmente a experiencia do jogador, por conta de sua construção e de seu conceito principal que influenciam as mecânicas. Por isso tem jogos no mercado que utilizam mecânicas semelhantes porém a construção dos pilares tornam um jogo totalmente diferente.



Essa foi uma breve explicação sobre alguns aspectos de cada pilar e você poderá achar aqui no meu site outros posts com aprofundamento de alguns desses aspectos.



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