Por que o gênero MMORPG é o mais difícil de se trabalhar?
Diferente de diversos jogos que são criados e lançados o MMORPG está em constante produção e apresenta um grau de complexidade muito alto.
A produção de um MMORPG é longa e complexa; a quantidade de informação que deve ser adquirida é muito grande. Um game designer tem um trabalho enorme e fundamental dentro de um MMORPG, exigindo dedicação e muita criatividade.
Durante a produção de um jogo desta escala, é bastante comum se deparar com diversos problemas e mecânicas que devem ser desenvolvidas exclusivamente para aquele jogo, tudo isso visando a experiência do jogador. O game designer deve resolver problemas de forma criativa e que se encaixe com o conceito do jogo. Por exemplo, o balanceamento de classes é bastante comum apresentar alguma forma de desbalanceamento. Se o game designer já vem com uma riqueza de detalhes desde o projeto, quando estiver na produção, os problemas que poderão ocorrer de balanceamento serão menores e mais fáceis de resolver.
O foco na experiência do usuário é muito importante e tudo que for inserido em um MMORPG deve ser pensado e testado visando a experiência do usuário. Existem diversas mecânicas para o mesmo propósito, então escolher o melhor que encaixe com o conceito é um papel muito importante para que tenha uma experiência que agrade os jogadores.
O mundo de um MMORPG é muito grande e vasto. Por ter esta dimensão, o game designer precisa pensar em diferentes formas para o jogador explorar, interagir com o mundo e voltar a frequentar algumas áreas dentro do mundo. Além de pensar e explorar bastante as interações da comunidade dentro do jogo, como conteúdos em grupo e comércio, esta parte da comunidade precisa haver bastante atenção para que as interações entre jogadores não sejam nocivas aos mesmos.
A manutenção de um MMORPG é muito trabalhosa e necessita de atenção a todo momento. Problemas que podem ocorrer algumas vezes podem ocasionar em experiências ruins ou o jogador se sentir passado para trás, como alguma mecânica que não está funcionando apropriadamente e fazer o jogador perder algum tipo de recurso. Isso é frustrante e este tipo de problema pode acabar acontecendo se não for apropriadamente testado ou existir algum problema que a equipe não conseguiu enxergar. Então, a manutenção deste tipo de problema e de manter o mundo vivo, além de inserir novos conteúdos, é trabalhosa e necessita muita atenção, assim como todas as outras etapas.
A criação de toda parte visual e sonora de um MMORPG é muito importante dentro do jogo e trabalhosa para os artistas. É necessário um longo período para a criação de toda parte audiovisual e precisa seguir o mesmo conceito estipulado no projeto, mantendo a qualidade, e depois organizar toda as artes e os sons dentro do jogo.
Basicamente, podemos resumir que o projeto de um MMORPG deve ser feito com um maior número de informações, e o game designer deve pensar desde o início em como o jogador irá experimentar cada coisa dentro do jogo. E considerando que um MMORPG possui muitos elementos, a produção também é muito longa e leva bastante tempo. A qualidade na produção deve ser impecável, e manter o jogo com manutenções regulares e adicionando novos conteúdos é outra coisa que eleva a dificuldade na produção de um MMORPG. Um MMORPG precisa estar sempre evoluindo, acrescentando novos conteúdos que mantenham ou elevem a qualidade. Portanto, as dificuldades na criação de um jogo como um MMORPG estão em todos os lugares.
Então, por mais que seja o mais difícil, no meu ponto de vista, trabalhar em algo dessa complexidade é algo muito motivador, pois é algo que pode ser construído e lapidado até se tornar um jogo excepcional.
Comments